Aprenda o passo a passo para configurar um boleto para utilização de arquivos de remessa e retorno na Tenex!
Na Tenex é possível faturar por diversos tipos de meios de pagamentos. Caso você não emita boletos pela nossa solução automatizada de pagamentos e deseja emitir pelo banco da sua preferência, a comunicação com a instituição financeira será realizada através dos arquivos de remessa e retorno.Assim você garantirá que o faturamento emitido no sistema esteja alinhado com as regras de emissão de boletos bancários
Antes de gerar o arquivo de remessa, certifique-se de confirmar os seguintes dados com o seu banco:
- Verificar a ativação da transmissão de arquivos da carteira de cobrança (remessa e retorno);
- Verificar se os boletos emitidos estão sendo registrados e liquidados com sucesso pelo banco;
- Verificar se os pagamentos estão sendo creditados com sucesso na conta bancária.
Após confirmar os dados acima, você já pode cadastrar um meio de pagamento do tipo Boleto para emitir arquivos de Remessa e Retorno no seu sistema.
Para essa ação, acesse o menu lateral e siga pelo caminho:
1. Config. de Vendas
2. Meios de Pagamento
3. + Novo Meio de Pagamento
4. Informe todos os dados do meio de pagamento e no campo "Tipo", selecione a opção "Boleto"
Campo | Como Preencher |
Nome | Informe o nome do banco que irá emitir os boletos |
Régua de Cobrança | Selecione a Régua de Cobrança desejada |
Tipo | Selecione o tipo "Boleto" |
Conta | Informe a conta bancária na qual será enviado os valores dos boletos pagos pelos clientes |
Parcelas | Informe a quantidade de parcelas permitidas para a geração do boleto (Se deseja emitir apenas um boleto por cobrança, então deve informar a quantidade 1 (um) e marcar o checkbox de "quantidade fixa de parcelas" |
Vencimento 1ª Parcela | Informe o vencimento padrão para geração dos boletos (No exemplo utilizado, configuramos para que seja gerado 7 dias após a geração do boleto, porém você pode informar a quantidade de dias desejada ou até mesmo fixar um dia específico (Para isso, marque o checkbox "dia fixo") |
Multa por Atraso em % | Caso desejar cobrar multa por atraso, informe uma porcentagem a ser cobrada após a data de vencimento da cobrança |
Tempo para Crédito * | Informe o tempo que levará para o valor do boleto pago ser transferido para sua conta bancária |
Intervalo entre Parcelas * | Informe o intervalo padrão entre a geração de cada boleto (Se deseja emitir 1 boleto a cada mês, então informe "1 Mês") |
Juros Mensal em % | Caso desejar cobrar juros mensais por atraso, informe uma porcentagem a ser cobrada por mês após a data de vencimento da cobrança |
5. Ao selecionar o campo "Tipo" como "Boleto, o sistema exibe uma nova seção chamada "Dados para Emissão de Boletos" onde você deve preencher com todos os dados necessários.
No exemplo acima, utilizamos o Banco Itaú, porém, você pode utilizar diversos outros bancos que possuímos integração. Para consultar quais bancos estão disponíveis para utilizar, basta clicar no campo "Banco" que será exibida uma lista informando os nomes dos bancos.
OBSERVAÇÃO: As informações que devem ser preenchidas nos campos da seção "Dados para Emissão de Boletos", devem ser solicitadas ao seu banco.
Somente o seu banco possui essas informações.
Após configurar o Meio de Pagamento Boleto para realizar Remessa e Retorno, você já pode realizar um teste para verificar se está funcionando corretamente.
Para essa ação, recomendamos acessar o nosso artigo: Como gerar arquivos de Remessa e Retorno para transmitir ao banco na Tenex.
Caso tenha dúvidas sobre como emitir boletos na Tenex, recomendamos acessar o nosso artigo: Como emitir cobranças com Boleto Bancário na Tenex?
Tem dúvidas sobre como configurar um meio de pagamento de tipo “Boleto” para utilização de arquivos remessa e retorno? Envie uma mensagem para o nosso time através do e-mail suporte@tenex.com.br.