Aprenda de forma rápida como lidar com erros de envio de e-mail na Tenex!
No dia a dia gerencial da sua conta Tenex, é possivel que você já tenha experenciado um erro no envio de e-mails de seus clientes. Este artigo busca te ajudar a entender os próximos passos para entender como lidar com esse tipo de situação.
Com a função de rastreio de emails é possível identificar quando houver algum erro no recebimento dos emails enviados pelo sistema. Desta forma, você, usuário poderá corrigir a situação para que o cliente receba as comunicações e se mantenha informado sobre pagamentos em aberto ou atrasados.
O primeiro passo para corrigir o erro no envio do e-mail é identificar qual o problema, para isso você tem dois caminhos:
OPÇÃO 1: Usar a Central de Notificações, disponível ao lado do seu nome de usuário
Clicando em "Ver todas as Notificações", você abrirá esse painel abaixo e poderá buscar diretamente pelo email desejado
Ou, OPÇÃO 2: Consultar diretamente pela tela de Cobranças Emitidas usando o filtro "Email enviado com erro", conforme imagem abaixo:
Após aplicar o filtro o sistema listará todas as Cobranças Emitidas em que foi identificado o erro no envio do email e você poderá agir sobre eles para corrigir o problema:
Na tela de "Histórico de Email" será possível, ao repousar o mouse sobre o endereço de email com erro, identificar o que causou o problema:
A correção deve ser realizada com base na mensagem disponibilizada pelo servidor. Veja algumas causas para erro no envio e como corrigir:
Endereço de email inexistente/inválido
Esse tipo de erro é comum quando há erros de digitação no endereço de email do Contato ou quando se trata de um endereço de email com domínio personalizado que foi desativado.
É necessário verificar junto ao destinatário para seguir com a correção no registro do Contato relacionado ao Cliente Cadastrado para reenviar, manualmente, o e-mail e evitar que no futuro o erro volte a acontecer.
Email bloqueado
Nos casos em que o sistema informa que o endereço de email de um Contato está bloqueado é necessário entrar em contato com o time de Suporte para que possam analisar o motivo do bloqueio.
O bloqueio pode acontecer pelos motivos apontados acima, de email inexistente/inválido, ou se o destinatário denunciar spam nas comunicações enviadas pela Tenex.
No caso de denuncia de spam, bloqueamos o endereço de email visando não impactar nos demais emails enviados pela sua conta. Garantindo que os clientes sigam recebendo as comunicações de cobrança.
Dito isto, após analisar junto ao destinatário o motivo do bloqueio é possível solicitar ao time de Suporte o desbloqueio que analisará o pedido em sequência.
Atenção: Caso o bloqueio esteja acontecendo de forma reincidente devido a denuncia de spam, o email não poderá ser desbloqueado. Sendo necessário solicitar ao cliente outro endereço de contato.
Possui dúvidas sobre o tema? Envie uma mensagem ao nosso time de Suporte no endereço suporte@tenex.com.br.