Aprenda como utilizar est automação em sua conta hoje mesmo!
A Régua de Cobranças é uma poderosa ferramenta disponibilizada pela Tenex para automatizar todo o processo de cobrança da sua empresa, desde o envio de lembretes e notificações até a suspensão dos serviços por falta de pagamento.
Com uma Régua de Cobranças bem configurada você economizará tempo e terá uma redução no número de clientes inadimplentes com sua empresa.
Cada Régua é programada com uma sequência de eventos que vão desde a geração da parcela até o final do processo de cobrança. Veja como é o visual da Régua de Cobranças:
Na imagem acima temos uma Régua configurada para enviar emails automáticos 1 dia útil antes do vencimento, lembrando do pagamento, e a cada 2 dois dias úteis uma notificação de fatura vencida limitada a 9 envios. Se, após o nono envio a parcela não for paga o sistema suspende a cobrança atual e inativa o Plano Contratado, se houver.
Para facilitar o processo de configuração, sua conta Tenex já possui uma régua chamada "Padrão" criada bem similar ao print acima. Veja como iniciar a configuração da sua Régua indo no menu lateral em:
1. Configurações de Venda > Réguas de Cobrança > Clique em "+ Novo Registro":
2. Em seguida, crie o Nome para sua nova Régua e clique em "Configurar Notificações". As caixinhas abaixo do campo "Nome" não são de preenchimento obrigatório se você usa nossa solução de pagamentos integrados (boleto, pix e cartão de crédito):
3. Na tela seguinte, selecione o evento que deseja alterar na sua Régua de Cobranças seguindo os exemplos já disponíveis, usando o botão "Alterar" disponível na coluna de Ações:
4. Na tela de "Alterar Registro" será possível fazer as alterações, evento a evento, informando qual é o tipo de notificação, com quantos dias ela deve ser enviada, qual modelo de e-mail (e de sms ou whatsapp se você possui um desses serviços ativo), quais arquivos devem ir em anexo e quais operações devem ser realizadas a partir deste evento. Repita esta etapa até que configure todos os eventos desejados:
A operação "Marcar a Fatura como Suspensa" e "Inativar os planos contratados do cliente" devem ser gerenciadas por um usuário da conta, visando maior controle sobre os inadimplentes.
5. Agora que sua nova Régua foi configurada, basta adicioná-la ao meio de pagamento desejado indo no menu em Configurações de Venda> Meios de Pagamento > Alterar:
6. Na tela seguinte, no campo "Régua de Cobrança", selecione a nova Régua como opção e salve:
Pronto, a partir de agora, todos os clientes que pagarem com este meio de pagamento serão submetidos a sequência de eventos da nova régua de cobranças.
DICA: Quer cobrar de forma diferente de acordo com o meio de pagamento do seu cliente? Crie múltiplas réguas, repetindo o passo a passo acima até que todas sejam configuradas e depois é só configurá-las dentro de cada meio de pagamento.
Ainda tem dúvidas sobre a Régua de Cobranças? Envie uma mensagem para nosso time de suporte em suporte@tenex.com.br.